Eat, dink and love... What can the rest avail us? [Lord Byron]


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pavê da Vó Anna


Eu não tenho foto dessa receita no momento (qualquer dia eu faço um e coloco as fotos aqui), mas estou aproveitando que digitei a receita para uma amiga e já estou postando =)

Primeira camada:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite comum
  • 4 gemas
  • Gotas de baunilha
Ferva todos os ingredientes juntos (cuidado pra não empelotar), engrosse em fogo baixo e coloque o creme em um pirex (já para a montagem, tá, mas precisa estar frio para colocar a próxima camada).

Segunda camada:

  • 1 pacote de bolacha champagne
  • 1 copo de martine branco doce (dispensável, coloque qualquer licor que fica melhor - hummm, licor de chocolate pode substituir o achocolatado)
  • 1 copo de água ou leite
  • 3 colheres de sopa de achocolatado
Ferva (ou bata, o importante é que eles fiquem bem misturados) os ingredientes e com eles molhe as bolachas, que devem ser colocadas sobre o creme.

Terceira camada:

  • 6 claras em neve
  • 7 colheres de açúcar
  • 1 lata de creme de leite sem soro
Bata bem as claras com o açúcar e acrescente o creme de leite. Mexa bem e coloque por cima.

Coloque o seu pavê na geladeira para gelar e tcharan!

Essa receita era presença garantida nas mesas de domingo da minha vó, só perdia para o pudim... Eu uso o creme de gema desse pavê para tudo (sério mesmo!) já fiz alguns bolos com esse recheio (fica incrível se você misturar o creme de gema com creme de leite fresco batido tipo chantilly).

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Torta de Palmito


Essa é a primeira receita da minha vó que eu vou postar nesse blog! Ela provavelmente vai aparecer muito por aqui, porque a mão dela para a cozinha era santa e os cadernos de receita que eu herdei são sagrados! =)
Essa torta é uma delícia e sempre faz o maior sucesso - e o melhor: a massa, apesar de parecer massa podre, é super fácil de fazer! Demora cerca de 1h30 para ficar pronta (entre fazer a massa, o recheio e assar) e serve por volta de 10-12 pessoas.



Ingredientes da massa

1 e 1/2 xícara de chá de maizena
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de café de fermento em pó
1 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite

Dica: se você gosta de tortas com massa mais grossa, adapte as quantidades para 2 xícaras de chá de maizena + 2 xícaras de chá de farinha de trigo.

Modo de Preparo da Massa
Peneire a maizena e a farinha de trigo em uma tigela. Adicione o sal e o fermento. Com uma colher ou a ponta dos dedos, vá misturando o óleo - a massa irá ficar pastosa. Por fim, adicione o leite e misture até formar uma bola (essa etapa é muito mágica! A massa está pastosa e você adiciona o leite pensando que ela vai ficar mais líquida, mas ela engrossa!).

Deixe a massa descansar em local escuro e seco por 30 minutos

Ingredientes do Recheio

3 cebolas
3 dentes de alho
1/4 de xícara de óleo
4 tomates maduros
1 lata grande de palmito
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de maizena
Sal, pimenta e azeitona a gosto
Modo de Preparo do Recheio

Prepare os ingredientes: a cebola e o tomate devem ser picados, já o palmito deve ser cortado em fatias.
Refogue as 3 cebolas e os 3 dentes de alho picados com 1/4 de xícara de óleo.
Adicione 4 tomates maduros, em pedaços, e uma lata grande de palmito fatiado (você também pode usar aquele palmito que já vem picado).

Refogue durante 15 minutos. Junte 2 xícaras de leite misturadas com as 2 colheres de sopa de maizena (dissolva bem para não empelotar na panela, okay?) e cozinhe mexendo até engrossar.
Salgue, apimente e acrescente azeitonas a vontade.

Como Montar


Se você preferir desenformar a sua torta, ela precisará ser feita em uma daquelas formas de fundo removível. Caso não, ela pode ser feita em um marinex ou alguma outra forma bonitinha para ser levada à mesa.
Com os dedos, espalhe 2/3 da massa entre o fundo e as laterais da forma.
Acrescente o recheio (de preferência já frio, mas eu já fiz com ele quente algumas vezes e não fez diferença).
Cubra com o restante da massa (eu normalmente utilizo filme plástico para abrir a massa e já dou uma cortada mais ou menos no formato para facilitar).
Pincele a torta com gema de ovo e asse em forno moderado (por volta de 180º C) durante 30 minutos.


Essas fotos eu tirei da torta feita no dia das mães (eu sei que estou atrasada na postagem...). Nesse almoço, eu servi como entrada, mas também pode ser prato principal numa boua =) Sirva bem quentinha, tá?

Cebola

Depois de séculos, estou de volta ^^
Antes de postar a nova receita, vai uma dica: como picar cebola de um jeito fácil! Receitas como a próxima que eu vou postar (uma torta de palmito que leva 3 cebolas picadinhas) dão um trabalho tremendo para preparar os ingredientes. Por isso, eu fui testando e acabei achando um jeito que "diminui a minha fadiga" (como diria o carteiro do Chaves).
Veja bem, eu não faço idéia se estou chovendo no molhado e todo mundo pica cebola desse jeito, mas eu quero dividir essa minha epifania porque ela realmente facilitou a minha vida, belê?

Passo 1 → Descasque a cebola (hehe)

 Passo 2 → Corte-a ao meio verticalmente

Passo 3 → Deite a cebola e corte pétalas na vertical (mesmo sentido no qual você cortou ao meio)

 Passo 4 → Fatie a cebola horizontalmente

Tcharam!