Eat, dink and love... What can the rest avail us? [Lord Byron]


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Antepasto de Berinjela - Chef Breno Lerner

Lembra daquele post sobre o worksop de Culinária do Centro de Cultura Judaica com o Breno Lerner? Como o prometido, posto a receita da berinjela (que é de babar e super fácil de fazer).

Fonte: apostila do workshop
Tanto lá no próprio worksop, quanto aqui em casa, a receita não foi bem essa. Seguinte: esqueça essa história dos ovos e acrescenta uma cebola. Eu não tenho foto do passo a passo porque esse dia estava mega-corrido, vai a foto da berinjela pronta só, tá?

Só algumas observações: deixe a berinjela dourar bem no forno (eu inclusive poderia ter deixado um pouco mais a minha se não fosse o desespero pela janta que estava aqui em casa, hehe). E, quanto à cebola, o ideal é só dar um sustinho nela antes de acrescentar o alho (nada de deixar a cebola dourar ou murchar).
Quente fica gostoso, mas frio fica muuuuito bom!


No dia seguinte eu fiz um canapé (pra mim mesma, bonita!) com Magic Tost (sabe qual é?), creme de ricota (sabe?) e a berinjela. Tá ligado (paulista, mano) a melhor coisa do universo? Então! Se joga!

E aproveitando o clima italiano dos últimos posts, a música Be Italian, cantada pela Fergie, no filme Nine (filme lindo, músicas lindas... Adorei!):

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tiramissù

Lembra desse post que eu fiz falando da Coleção Cozinhas do Mundo? Então, essa foi a primeira receita de lá que eu fiz... E vou dizer, nhame! Muito boa!
Só uma coisinha: querida Editora Abril, por favor, não me processe por reproduzir essa página do livro de vocês =)

Fonte: edição italiana da coleção Cozinhas do Mundo da Editora Abril
Eu sei que a receita está aí em cima... Mas, né, não custa nada digitar... Eu mudei algumas coisinhas por sinal.



Ingredientes

-200 ml de creme de leite fresco;
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 4 gemas;
- 500g de queijo mascarpone;
- 200g de biscoito champanhe;
- 1 xícara de café de café expresso;
- 1 colher de sopa de licor de cacau;
- Cacau em pó (ou nesse caso, como eu estava sem em casa, uma misturinha de 2 colheres de sopa de achocolatado em pó e 1 colher de sobremesa rasa de café solúvel em pó - funciona para fazer brigadeiro também e fica delícia ^.~)





Preparo

Comece batendo o chantilly (ele fica melhor se você colocar a tigela e a espátula da batedeira no congelador por uns 5 minutinhos, junto com o creme de leite): 200ml de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de açúcar. Reserve.

Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar, em velocidade alta, até obter um creme homogêneo.


Aos poucos, acrescente o queijo mascarpone. Como na receita não falava nada, eu diminui a velocidade da batedeira (da máxima para a mais baixa). Misture até o creme ficar liso e desligue a batedeira.
Incorpore o chantilly reservado (vagarosamente, pode ser com uma colher mesmo ou com o fuê).


Acondicione a primeira camada de bolacha champanhe em um marinex (ou em uma travessa bonitinha). Regue com o café misturado com o licor (não é para encharcar a bolacha, só dar uma molhadinha, dá pra ver aí?). Espalhe sobre elas a primeira camada do creme. Faça mais uma camada de bolachas regadas com o café. Por fim, mais uma camada do creme.


Polvilhe o cacau em pó sobre o doce e leve à geladeira (vou dizer que no dia seguinte ficou mais gostoso ainda).


Tcharan!

domingo, 19 de setembro de 2010

Feijão Branco com Carne de Porco

Aproveitando esse finalzinho de domingo para postar mais uma receita. Enjoy!

Ingredientes

- 500g de feijão branco (eu acabei usando um pouco menos... Algo em torno de 400g);
- 1 peça de filé mignon suíno temperado (+ou- 1kg);
- 1 cebola grande;
- Bacon cortado em cubinhos (+ou- 2 colheres de sopa);
- 1 lata de tomates pelados;
- Salsinha.





Modo de Preparo

Antes de mais nada, se a sua carne não for temperada, deixe marinando de véspera (aquele tempero básico: sal, pimenta do reino, alecrim, alho, ...). Você também pode usar lombo, mas eu acho que fica um pouco mais seco...
Falando em deixar de véspera, coloque o feijão branco de molho - pelo menos umas 12 horas, para não precisar colocar na pressão. 
Dito isso, cozinhe o seu feijão - enquanto prepara os ingredientes para a carne, já deixa ele lá cozinhando. O ideal é ele ficar macio sem desmanchar.

Pique a carne em cubos grandinhos. Pique também a cebola, o bacon e a salsinha.
Em uma panela larga (ou frigideira com tampa) com um fiozinho de nada de azeite (tipo um pingo de azeite, só para o bacon não grudar enquanto não começar a soltar gordura) coloque o bacon para dourar.


Quando o bacon estiver no ponto, adicione a cebola e deixe murchar em fogo médio. Acrescente a carne, aumente o fogo e frite bem até ela ficar com a aparência esbranquiçada.


Quando a carne atingir aquele ponto, reduza o fogo para médio-baixo e acrescente a lata de tomate pelado (previamente picado), inclusive o molho que vem com os tomates.
Mexa bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos. Se a carne começar a secar e perigar (haha, adoro falar isso) queimar, coloque um pouquinho de água quente, mas provavelmente não será preciso.


Passado aquele tempo, acrescente o feijão já cozido (e sem a água de cozimento). Misture.
Desligue o fogo e adicione a salsinha picada. Prontinho!


Para servir, arroz branco e couve refogada.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Amiguinha

A TV Gazeta perdeu o único programa que eu assistia naquele canal... =P

Palmirinha, a gente te adora! <3

Carne Moída


Oie! Hoje estou inaugurando mais uma seção do blog: a Cozinha Simples. Nesse espaço, vou colocar aquelas receitas de "todo-dia", com dicas principalmente para quem não sabe cozinhar (ou para quem nunca antes se deu ao trabalho de fazer aquela comida de almoço, sabe? Arroz-feijão-carne-salada?). Por isso, essa primeira receita é dedicada ao meu primo Maurício & à Carol, que foram morar longe das cozinhas das respectivas mães.
Anh, as fotos não estão muito boas porque eu estava sem a câmera e usei o celular mesmo...



Ingredientes (para 4 pessoas):

- Meio quilo de carne moída (aqui em casa, geralmente usamos patinho);
- 1 cebola média;
- 1 colher de sobremesa rasa de alho picado;
- 2 ou 3 tomates (dependendo do tamanho);
- Azeite ou óleo composto (esse dia eu usei Maria sabor italiano);
- Salsinha picada;
- Curry;
- Tempero baiano;
- Sal a gosto.
Antes de mais nada: Você sabe o que é o tempero baiano?

O tempero baiano nada mais é do que uma "misturinha" de outros temperos (nessa receita, eu uso a versão em pó).
Marcas tradicionais, como a Kitano ou a Master Foods, comercializam esse tempero pronto (ou seja, facinho de achar!), mas você também pode comprar na barraquinha da feira (melhor opção, já que eles moem na hora e você já pode pedir pra incluir o curry) ou preparar em casa.
Para quem preferir, essa é uma das receitas que rolam por aí desse tempero:
  • 1 colher(es) (sopa) de cominho
  • 1/2 colher(es) (sopa) de coentro em pó
  • 1/2 colher(es) (sopa) de cúrcuma
  • 1/2 colher(es) (sopa) de pimenta-do-reino branca
  • 1/4 colher(es) (sopa) de pimenta caiena
Voltando para a receita...

Como sempre, prepare os ingredientes: pique a cebola, o tomate e a salsinha (e amasse o alho caso o seu não seja comprado pronto, hehe).
Em uma panela larga ou frigideira com tampa (faz favor, hen, não vai preparar carne moída em panela pequena, é preciso uma certa superfície de contato para a carne dar uma fritadinha antes de cozinhar), coloque o óleo/azeite com a cebola e o alho para dourar:
Isso não é um pedaço de manteiga, é o alho triturado...
Quando o alho e a cebola já estiverem levemente dourados, acrescente a carne moída (ela não pode estar congelada):

Frite bem a carne (em fogo alto) até ela adquirir aquela cor meio acinzentada (ou seja, não tem mais nenhuma parte vermelhinha, ao contrário da foto aí de cima, na qual tem algumas partes ainda bem vermelhas), mexendo sempre para soltar a a carne. Acrescente o sal, o curry (por volta de uma colher de chá rasa), o tempero baiano (por volta de uma colher de chá rasa) e os tomates. Vai com calma nos temperos - coloque menos do que a quantidade indicada e vá testando para ficar do seu gosto... Tampe a panela/frigideira e abaixe o fogo:

Deixe a carne cozinhar bem, tampada, mexendo às vezes até o tomate se desfazer (deve demorar de  10 a 15 minutos). Após, retire a tampa, aumente o fogo e deixe secar um pouquinho (coisa pouca mesmo, tipo 1 minuto), mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente a salsinha:

Até dá tempo pra fazer de janta ainda hoje! =D

Mais uma coisinha: promete para mim de pés juntos que você não vai colocar batata na sua carne moída? Nem cenoura? Sério mesmo, tira todo o gosto da carne... =P Se você tiver mesmo mesmo que colocar algum legume, use abobrinha (eu prefiro a japonesa) picadinha e retire um dos tomates (é para acrescentar na mesma hora dos tomates e temperos).
Anh, sim:
- Para quem não gosta (ou não achou) de curry: troque o curry por uma colher de sobremesa de molho inglês;
- Para quem não gosta (ou não achou) de tempero baiano: acrescente um pouco de colorau e pimenta do reino.