Eat, dink and love... What can the rest avail us? [Lord Byron]


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Muffins de Natal


A receita que eu vou passar para a massa dos muffins é, na verdade (e com algumas poucas adições), a receita do Bolo de Iogurte da minha tia, mas vocês podem usar a que vocês quiserem. Para quem esteve no aniversário da May, essa é a receita da massa do bolo arco-íres (qualquer hora faço outro, com o recheio para mostrar para vocês). 
Esse bolo é bem fofinho e gostoso, por isso escolhi ele. Vocês vão precisar de: 3 ovos, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 copo de iogurte natural, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, essência (eu usei de nozes) e corante em pó (no caso, verde e vermelho).
Essa receita pode ser feita em liquidificador ou batedeira:


Para meia receita, eu acabei usando uma colher de chá de corante.


Uma dica para quem, como eu, não tem aquela forma super legal de fazer cupcakes é usar mais de uma forminha para cada bolinho (anh, e acomodar todas bem apertadinhas na assadeira - se precisar, preencha algum espaço vazio com papel alumínio pouco amassado).


Para ver se os muffins estão prontos, espete um palito de madeira. Se sair sequinho, está pronto!


Para acessar o SMH, clique:

Arroz Negro com Bacalhau

Oie! Essa receita foi originalmente publicada no Somos Mais Humildes (onde eu fofoco com a Ju sobre coisas legais, como maquiagem e moda). Então, toda vez que uma receita for postada aqui com a marca do SMH, vocês já sabem, né?


Para essa receita, eu usei a caixinha toda de arroz negro (250g), 400g de lascas de bacalhau, 2 pimentões verdes (mas você pode usar a cor que quiser) cortados em tiras, 2 cebolas cortadas em pétalas, azeitonas verdes fatiadas (mais ou menos 3 colheres de sopa cheias), vinho branco seco (esse, no caso é aromático - não precisava, mas era o que estava aberto, sabe como é) e azeite extra virgem (esse é aromatizado com trufa branca, bem gostoso, mas pode ser do normal mesmo).


Antes de tudo, é necessário deixar o bacalhau de molho. Esse tipo em lascas dessalga mais fácil, então se você colocar de molho umas 4 horas antes de preparar já está de bom tamanho (é necessário trocar a água uma vez, mais ou menos umas 2 horas depois de colocado de molho). Esperou as 4 horas? Cozinhe em água fervente até ficar macio e reserve.
O arroz também deve ser preparado separadamente: para essa quantidade (250g), eu usei 800 mL de água fervente - o mesmo preparo de arroz parabolizado: refogue um pouquinho de alho no azeite, acrescente o arroz e frite bem. Adicione água (quente, hen, gente!), abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada. É importante não colocar sal no cozimento do arroz (deixe para acertar a quantidade no final da receita, tá?). O arroz não precisa secar totalmente (o meu ficou pronto em, mais ou menos, 40 minutos).

Em uma panela larga, refogue as cebolas rapidinho no azeite (não doure, nem murche a cebola, a intenção é que ela apareça no prato). Acrescente os pimentões e tampe a panela - cozinhe em fogo médio por, mais ou menos, 5 minutos (só para dar uma "amaciada" no pimentão, porque os outros ingredientes já estão cozidos). Cuidado para não queimar!
Adicione o bacalhau, 150 mL de vinho e uma pitada de pimenta do reino. Mexa até quase secar em fogo médio (se você quiser servir só um bacalhau ou usar em algum recheio, fica gostoso também!). Acrescente o arroz já cozido e pronto! Fica lindo, é fácil e muito gostoso:


Sirva com uma salada verde e batata palha (fininha de preferência).

Para conhecer o SMH, clique: