Eat, dink and love... What can the rest avail us? [Lord Byron]


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Torta de Palmito


Essa é a primeira receita da minha vó que eu vou postar nesse blog! Ela provavelmente vai aparecer muito por aqui, porque a mão dela para a cozinha era santa e os cadernos de receita que eu herdei são sagrados! =)
Essa torta é uma delícia e sempre faz o maior sucesso - e o melhor: a massa, apesar de parecer massa podre, é super fácil de fazer! Demora cerca de 1h30 para ficar pronta (entre fazer a massa, o recheio e assar) e serve por volta de 10-12 pessoas.



Ingredientes da massa

1 e 1/2 xícara de chá de maizena
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de café de fermento em pó
1 xícara de óleo
1/4 de xícara de leite

Dica: se você gosta de tortas com massa mais grossa, adapte as quantidades para 2 xícaras de chá de maizena + 2 xícaras de chá de farinha de trigo.

Modo de Preparo da Massa
Peneire a maizena e a farinha de trigo em uma tigela. Adicione o sal e o fermento. Com uma colher ou a ponta dos dedos, vá misturando o óleo - a massa irá ficar pastosa. Por fim, adicione o leite e misture até formar uma bola (essa etapa é muito mágica! A massa está pastosa e você adiciona o leite pensando que ela vai ficar mais líquida, mas ela engrossa!).

Deixe a massa descansar em local escuro e seco por 30 minutos

Ingredientes do Recheio

3 cebolas
3 dentes de alho
1/4 de xícara de óleo
4 tomates maduros
1 lata grande de palmito
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de maizena
Sal, pimenta e azeitona a gosto
Modo de Preparo do Recheio

Prepare os ingredientes: a cebola e o tomate devem ser picados, já o palmito deve ser cortado em fatias.
Refogue as 3 cebolas e os 3 dentes de alho picados com 1/4 de xícara de óleo.
Adicione 4 tomates maduros, em pedaços, e uma lata grande de palmito fatiado (você também pode usar aquele palmito que já vem picado).

Refogue durante 15 minutos. Junte 2 xícaras de leite misturadas com as 2 colheres de sopa de maizena (dissolva bem para não empelotar na panela, okay?) e cozinhe mexendo até engrossar.
Salgue, apimente e acrescente azeitonas a vontade.

Como Montar


Se você preferir desenformar a sua torta, ela precisará ser feita em uma daquelas formas de fundo removível. Caso não, ela pode ser feita em um marinex ou alguma outra forma bonitinha para ser levada à mesa.
Com os dedos, espalhe 2/3 da massa entre o fundo e as laterais da forma.
Acrescente o recheio (de preferência já frio, mas eu já fiz com ele quente algumas vezes e não fez diferença).
Cubra com o restante da massa (eu normalmente utilizo filme plástico para abrir a massa e já dou uma cortada mais ou menos no formato para facilitar).
Pincele a torta com gema de ovo e asse em forno moderado (por volta de 180º C) durante 30 minutos.


Essas fotos eu tirei da torta feita no dia das mães (eu sei que estou atrasada na postagem...). Nesse almoço, eu servi como entrada, mas também pode ser prato principal numa boua =) Sirva bem quentinha, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário