Eat, dink and love... What can the rest avail us? [Lord Byron]


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tiramissù

Lembra desse post que eu fiz falando da Coleção Cozinhas do Mundo? Então, essa foi a primeira receita de lá que eu fiz... E vou dizer, nhame! Muito boa!
Só uma coisinha: querida Editora Abril, por favor, não me processe por reproduzir essa página do livro de vocês =)

Fonte: edição italiana da coleção Cozinhas do Mundo da Editora Abril
Eu sei que a receita está aí em cima... Mas, né, não custa nada digitar... Eu mudei algumas coisinhas por sinal.



Ingredientes

-200 ml de creme de leite fresco;
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 4 gemas;
- 500g de queijo mascarpone;
- 200g de biscoito champanhe;
- 1 xícara de café de café expresso;
- 1 colher de sopa de licor de cacau;
- Cacau em pó (ou nesse caso, como eu estava sem em casa, uma misturinha de 2 colheres de sopa de achocolatado em pó e 1 colher de sobremesa rasa de café solúvel em pó - funciona para fazer brigadeiro também e fica delícia ^.~)





Preparo

Comece batendo o chantilly (ele fica melhor se você colocar a tigela e a espátula da batedeira no congelador por uns 5 minutinhos, junto com o creme de leite): 200ml de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de açúcar. Reserve.

Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar, em velocidade alta, até obter um creme homogêneo.


Aos poucos, acrescente o queijo mascarpone. Como na receita não falava nada, eu diminui a velocidade da batedeira (da máxima para a mais baixa). Misture até o creme ficar liso e desligue a batedeira.
Incorpore o chantilly reservado (vagarosamente, pode ser com uma colher mesmo ou com o fuê).


Acondicione a primeira camada de bolacha champanhe em um marinex (ou em uma travessa bonitinha). Regue com o café misturado com o licor (não é para encharcar a bolacha, só dar uma molhadinha, dá pra ver aí?). Espalhe sobre elas a primeira camada do creme. Faça mais uma camada de bolachas regadas com o café. Por fim, mais uma camada do creme.


Polvilhe o cacau em pó sobre o doce e leve à geladeira (vou dizer que no dia seguinte ficou mais gostoso ainda).


Tcharan!

Um comentário: